3 Soluções tecnológicas e inovadoras para advogados

Você consegue se imaginar escrevendo uma petição em uma máquina de escrever? E, que tal checar a jurisprudência nos pesados volumes das Revistas dos Tribunais? Ir ao fórum com algumas fichas de andamento escritas à mão, com as publicações do Diário Oficial coladas, certamente não faz parte da sua realidade profissional, não é mesmo?

Talvez os jovens advogados não tenham a dimensão de como a tecnologia promoveu uma verdadeira revolução no âmbito jurídico. Não faz tanto tempo assim que advogar era uma atividade completamente diferente do que é hoje.

No entanto, graças às inovadoras soluções tecnológicas para advogados disponíveis no mercado, os profissionais vêm ganhando mais agilidade e mobilidade, tanto para atuar no escritório, quanto para interagir com seus clientes.

Quem atua na área jurídica sabe que a alta competitividade do mercado exige profissionais cada vez mais eficientes e pró ativos. Por isso, conhecer algumas dessas soluções tecnológicas para advogados pode significar um real avanço no seu dia a dia.

Ficou curioso? Então, não deixe de conferir!

1. Softwares jurídicos

Embora os softwares jurídicos não sejam novos no mercado, eles continuam promovendo inovações e trazendo mais agilidade ao advogado. Com o auxílio dessa ferramenta, o advogado é capaz de realizar o acompanhamento processual de forma automática, além de obter informações precisas sobre seus casos na velocidade de alguns cliques.

Os softwares também permitem a realização de cálculos automáticos para a atualização de valores nos processos, bem como faz buscas automáticas de publicações.

Com os softwares ficou muito mais difícil perder prazos, errar cálculos ou até esquecer de dar andamento em uma determinada ação judicial. Atualmente, muitos já trazem a tecnologia mobile, onde através de tablets e smartphones o advogado consegue acompanhar todas as ações do seu escritório e também compartilhar informações com colegas e estagiários, de forma ágil e fácil.

2. Cloud computing (Computação na Nuvem)

O cloud computing, ou computação na nuvem, é outra inovação que vem otimizando a rotina de inúmeros escritórios de advocacia. Com essa tecnologia, o advogado pode poupar não apenas tempo, como também custos, já que não é necessário papel, arquivo e espaço físico para armazenar todos os documentos e informações do escritório e seus clientes.

Através do cloud computing, o advogado pode ter acesso à diversos tipos de documentos que podem ser acessados de qualquer lugar, por diferentes pessoas e de forma extremamente ágil.

Com essa ferramenta, o dia a dia do escritório é muito mais prático, já que diferentes profissionais podem trabalhar tendo acesso às mesmas informações e, mesmo fora do escritório, o advogado está conectado com todo o seu conteúdo e com todos os dados que precisa.

3. Integração de equipamentos

Com o surgimento dos processos eletrônicos e da certificação digital, o dia a dia do advogado sofreu uma série de modificações.

Embora os processos eletrônicos e a própria certificação digital tenham surgido com o objetivo de melhorar a interação entre profissionais e o Judiciário, a verdade é que diferentes tribunais contam com sistemas próprios que acabam exigindo diversas atualizações para que o advogado possa consultar as informações via internet. Além disso, devido à essas diferenças, muitas vezes o certificado digital não é reconhecido pelo sistema e o advogado não consegue realizar as movimentações necessárias.

Graças à tecnologia, no entanto, o advogado já pode contar com soluções de integração que possibilitam que essas atualizações não acabem trazendo mais entraves ao cotidiano do profissional.

Com o desenvolvimento do mercado jurídico, o advogado precisa ser um profissional eficiente e pró ativo para se destacar no e conquistar a clientela. Contar algumas dessas soluções tecnológicas para advogados pode trazer ótimos resultados, além de qualidade e tranquilidade para o dia a dia do profissional.

Você já conhecia essas soluções tecnológicas para advogados? Você utiliza alguma ferramenta no dia a dia do seu escritório? Deixe seus comentários abaixo!

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 14 =