Tudo o que você precisa saber sobre Acesso Remoto

O acesso remoto hoje se tornou um diferencial competitivo para muitas organizações. Isso por que devido as características de nosso tempo, a mobilidade é um aspecto fundamental para a produtividade.

O acesso remoto parece significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Ele pode se referir às pessoas que trabalham a partir de casa e que precisam acessar o banco de dados de sua empresa. Pode significar filiais de grandes corporações que precisam de constante interação com sistemas na sede da organização. Ou ainda pode significar trabalhadores que precisam de grande mobilidade e trabalhar de qualquer lugar em que estejam.

O que é acesso remoto?

Acesso Remoto é uma tecnologia que permite que um computador acesse outro computador, ou uma rede de computadores, a uma distância remota, ou seja, possibilita que você acesse seu computador de onde você quiser e quando você desejar.

Na prática, esta tecnologia serve para atender as solicitações que podem ser resolvidas por meio da solução remota. Pensando nesta comodidade, empresas como a Asta Soluções a utilizam o acesso remoto para dar suporte ao cliente de forma rápida e simplificada.

Como funciona o acesso remoto?

Normalmente, o acesso remoto é realizado por meio da VPN (Virtual Private Networking) – uma ferramenta que possibilita que as informações digitais passem de forma privada e segura entre o computador e servidor de destino, evitando que sejam interceptadas ou alteradas em uma rede pública (por exemplo, a Internet).

A VPN pode ser criada de duas formas:

  • Protocolo SSL (Secure Sockets Layer)
  • Software que utiliza protocolo IPsec (Internet Protocol Security)

Utilizando um Software seguro, o técnico poderá se conectar ao seu computador para prestar suporte, sem a necessidade de deslocamento. Ele poderá ver a tela do seu computador e tratar em tempo real sobre o que ambos estão vendo, facilitando a resolução do problema.

Lembrando que é o usuário que define quem e o que irá acessar no computador ou rede.

Vantagens e desvantagens em utilizar o acesso remoto

Assim como todas as tecnologias, optar por acesso remoto apresenta prós e contras. É importante que o gestor esteja ciente de todos estes pontos para verificar se a sua organização irá se beneficiar com ela. Portanto, confira as vantagens e desvantagens e faça a melhor escolha.

Como vantagens, podemos citar:

  • Receber suporte de TI sem necessidade de deslocamento, no ambiente corporativo ou doméstico.
  • Otimizar a relação custo versus tempo.
  • Possibilitar maior rendimento dos colaboradores;
  • Focar nas atividades e novas oportunidades sem preocupar-se com questões técnicas na área de TI.
  • Melhorar o desempenho da sua empresa.
  • Agilizar os processos de negócios.
  • Economizar em despesas com infraestrutura.
  • Realizar reuniões, aulas, palestras, treinamento de funcionários à distância, possibilitando a interação entre as pessoas.
  • Utilizar plataformas de Ensino a Distância.
  • Aprimorar sistemas de vigilância.
  • Acessar e-mails e arquivos a partir de quaisquer dispositivos móveis como notebooks, netbooks, smartphones, quando e onde necessitar, em seus computadores ou servidores.
  • Armazenar, compartilhar e colaborar em arquivos, bem como imprimir arquivos remotos em impressoras locais.
  • Automatizar soluções para problemas de rotina.
  • Gerenciar remotamente os computadores, servidores, calendários em grupo, tarefas em grupo, listas de email entre outros.

Quanto a desvantagem, podemos citar:

  • Requer uma boa conexão com a internet.

Por onde devo começar a implantação do acesso remoto?

Atualmente existem muitas ferramentas disponíveis para acesso remoto, que podem ser gratuitas ou não. A escolha dependerá da necessidade do usuário, equipamento ou rede (tipos de dispositivos, sistemas operacionais), e da atividade desenvolvida. Podemos citar:

Área de Trabalho Remota da Microsoft

É incorporado no Windows XP e versões posteriores do Windows (disponível para usuários de Mac).

Prós: presente no Windows, não necessita download, basta ativá-lo e é gratuito.

Contras: restrito para esses usuários.

* A Apple também oferece software Apple Remote Desktop para administradores de rede para gerenciar computadores Mac em uma rede.

TeamViewer

Disponível para as plataformas: Windows, Mac, Linux, Mobile (iOS, Android e Windows Phone).

Prós: gratuito para uso pessoal; fácil de usar; simplicidade para compartilhamento de arquivos

Contras: trava com conexões mais lentas.

LogMeln

Possibilita ao usuário controlar de forma remota seu computador, com Windows ou Mac, conectado à Internet por Wi-Fi ou 3G.

Prós: pode ser utilizado em PCs desktops, notebooks e mobiles; traduzido para o português; tem facilidade de uso; sem limites para a quantidade de computadores compartilhados; acesso, execução e edição a tudo que tiver no computador.

Contras: 30 dias de teste; a versão gratuita é extremamente básica; lentidão.

Real VNC

Permite ao usuário controlar remotamente outros computadores com Windows, Mac OS e Linux, basta apenas que possam se comunicar via rede.

Prós: fácil de usar, interface organizada; conexão simples

Contras: apenas em inglês; não suporta transferência em áudio; visualização de vídeos precária.

Tranquilidade é poder cuidar do que é seu de qualquer lugar e no momento que você quiser! E esse é um dos maiores benefícios do acesso remoto, tanto para soluções voltadas para o usuário final quanto para as soluções de suporte. O fato de não haver mais a necessidade de deslocamento físico já aumenta muito a produtividade e reduz custos tanto em tempo como em recursos financeiros.

Quer saber mais como se beneficiar desta tecnologia, bem como soluções em TI? Consulte a Asta Soluções.

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