Tudo o que você precisa saber sobre a Computação em Nuvem

A computação em nuvem, também conhecida como Cloud Computing, é a evolução natural para as empresas que usam qualquer forma de tecnologia em seu dia a dia.

Seja no controle de pagamentos, gestão de recursos ou edição de imagens, praticamente 100% dos negócios hoje utilizam algum tipo de tecnologia influenciada pela computação em nuvem.

No entanto, muitas pessoas ainda não fazem ideia do que é a computação em nuvem e como ela irá impactar as empresas nos próximos anos.

Se você faz parte deste grupo, seus problemas acabaram.

O que é computação em nuvem?

Antes de mais nada, precisamos explicar o que é a computação em nuvem – ou Cloud Computing.

Basicamente, ela é uma tecnologia que lhe permite acessar os serviços que você mais utiliza através da internet, sem a necessidade de um hardware local para armazenamento e processamento dos dados.

Por exemplo, quando você elabora uma planilha, você usa um software instalado em sua máquina, certo?

Se estivesse usando a computação em nuvem, você faria essa mesma planilha, porém o software não estaria instalado na sua máquina e sim num servidor externo, acessível por meio da internet.

Mesmo sem saber, você já utiliza muitos serviços em nuvem. As redes sociais são um exemplo: você não precisa “instalar o Facebook” em seu computador para que ele funcione.

Vários serviços de e-mail, jogos, filmes online, compras e outras coisas que você utiliza no seu dia a dia também são serviços baseados na computação em nuvem.

Quais os benefícios da computação em nuvem?

São muitos os benefícios e ganhos da computação em nuvem, que vão desde o aumento da segurança até a redução dos custos da empresa.

  • Maior segurança: As empresas que fornecem serviços de computação em nuvem possuem uma política de segurança e ferramentas bem mais avançadas que uma empresa “comum” teria por meio de servidores tradicionais. E tem mais, um servidor em nuvem não apresenta risco de perda de dados consequente de danos ou acidentes com os equipamentos, uma vez que todos os dados são armazenados num servidor externo.
  • Redução de custos: A computação em nuvem também permite reduzir os custos operacionais de forma significativa, possibilitando que pequenas e médias empresas tenham acesso às tecnologias avançadas, o que as coloca em um patamar de competitividade com as grandes empresas.
  • Escalabilidade: Na computação em nuvem você paga apenas pelo que utilizar. E ainda há possibilidades de pagamentos mensais, o que diminui muito o valor da aquisição de softwares licenciados, por exemplo.
  • Mobilidade: Com a computação em nuvem você não precisa mais estar em um escritório físico para acessar as principais ferramentas de trabalho. Basta ter um dispositivo conectado à internet.

Quais são as principais tecnologias em nuvem?

A computação em nuvem pode ser dividida em 3 categorias principais: SaaS, IaaS e PaaS. Confira cada uma delas.

Software As A Service (SaaS): São os softwares que você acessa pela internet, sem a necessidade de serem instalados em sua máquina. E-mails, redes sociais e streming de música são exemplos de SaaS.

Infrasctruture As A Service (IaaS): São os serviços de infraestrutura realizados na nuvem. Backups, estruturas de armazenamento e servidores são exemplos de IaaS.

Platform As A Service (PaaS): São plataformas para desenvolvimento de aplicações na nuvem. Frameworks é um exemplo de IaaS. Plataformas para o desenvolvimento de EAD também.

A computação em nuvem vem beneficiando muitas empresas, tornando-as mais seguras, competitivas e ágeis.

Entre em contato com a Asta Soluções para saber mais sobre a computação em nuvem e descubra como essa tecnologia pode ajudar a sua empresa a vender mais, reduzir custos operacionais e ter mais segurança. 

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =