Para que serve um Certificado Digital para advogados?

A desmaterialização dos processos transformou-se em um movimento sem volta dentro do Judiciário. Com o objetivo de dar mais agilidade à tramitação, cada vez mais comarcas estão aderindo ao processo eletrônico. Essa nova realidade, contudo, só se tornou possível graças à uma ferramenta recente: o certificado digital.

Por meio do certificado digital e do processo eletrônico, o advogado é capaz de dar andamento, peticionar e até fazer o acompanhamento de seus processos, sem a necessidade de se deslocar até o fórum.

Dessa forma o advogado ganhou muito mais praticidade para atuar no dia a dia, perdendo menos tempo com deslocamentos e  economizando em outros recursos, como papéis e impressões.

Continue lendo para entender mais o que é, como funciona e, principalmente, para o que serve o certificado digital para advogados.

O que é o certificado digital para advogados?

O certificado digital é uma ferramenta pela que permite – advogados ou não – assinar e enviar documentos pela internet, realizar transações bancárias, enviar declarações da empresa, emitir notas fiscais, entre outras operações.

No caso da advocacia o certificado digital serve principalmente para dar suporte ao processo eletrônico. Afinal, por meio do certificado o advogado pode peticionar, realizar o acompanhamento e dar andamento aos seus processos sem que haja a necessidade de sair do seu escritório.

O certificado digital funciona como uma espécie de credencial eletrônica, capaz de atestar a identidade tanto de máquinas, aplicações ou sites, como também de pessoas físicas ou jurídicas.

Através da criptografia, ele garante autenticidade na transmissão de dados e documentos no ambiente online. Além disso, ele assegura a confidencialidade das informações, impedindo que terceiros tenham acesso a elas.

Por garantir a autenticidade e a total segurança no acesso e na transmissão de dados, a certificação digital também possibilita a assinatura de documentos online com a mesma validade jurídica de uma assinatura convencional. E justamente por isso, a certificação digital permitiu que os processos judiciais físicos fossem transferidos para o meio online.

No universo jurídico, com a implementação do processo eletrônico, o certificado digital tornou-se indispensável para que o advogado consiga atuar de forma muito mais segura e ágil

Para que serve um certificado digital para advogados?

O certificado digital possui inúmeras funcionalidades práticas. No entanto, pode-se dizer que ele basicamente serve para facilitar o dia a dia do advogado, trazendo mais praticidade e agilidade.

Por meio do certificado, o advogado economiza tempo, recursos em impressões e papéis e pode oferecer seus serviços de forma muito mais eficiente e sustentável.

Para quem já atua como advogado há um tempo, sabe como era corrido o dia a dia de escrever peças processuais, realizar reuniões, promover o andamento dos processos e ainda comparecer em audiências.

Muitos profissionais precisavam se desdobrar para darem conta de tantas tarefas em um mesmo dia.

Com o certificado digital e o processo eletrônico, isso vem mudando cada vez mais, permitindo que o profissional resolva mais atividades em menos tempo, sem que seja necessário perder tempo principalmente com os deslocamentos.

Novos procedimentos, novos desafios

Embora o certificado digital venha trazendo inúmeros benefícios, é verdade também que ele exige uma certa adaptação do profissional. Isso porque, embora o Certificado Digital garanta mais autonomia para o profissional atuar, de certa forma, ele também cria uma maior dependência da tecnologia.

Hoje é necessário fazer uma série de atualizações, se inscrever nos sites dos tribunais, baixar programas específicos, além de utilizar navegadores próprios para utilizar o certificado digital. Por isso, muitos advogados se vem presos aos novos procedimentos e colocando em cheque toda a eficiência que o certificado digital promete ao profissional.

É certo que existe a necessidade de adaptação. Porém, por meio de soluções inovadoras como a Solução Easy, da Asta Soluções, o advogado já pode customizar sua área de trabalho, tornando o uso do certificado muito mais fácil e sem ter que perder tempo com atualizações ou com questões de tecnologia que muitas vezes fogem do seu conhecimento.

A tecnologia é sempre uma ferramenta e como tal, possibilita o mau uso e o bom uso. É preciso ser estratégico na hora de transformar os recursos tecnológicos ao seu favor.

Quer otimizar o uso do Certificado Digital no seu escritório de advocacia ou conhecer outras soluções tecnológicas para advogados? Solicite uma análise técnica com a Asta Soluções.

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =