O que levar em consideração antes de contratar um serviço de Backup

Ao contrário de alguns anos atrás, quando o backup era uma solução “exclusiva” para especialistas em TI e empresas de grande porte, a solução hoje em dia tem se tornado um aspecto cada vez mais presente (e indispensável) ao redor do mundo – à loja de roupas do pequeno comerciante à rede de supermercados internacional.

Saiba como funciona o backup, quais são os tipos disponíveis no mercado e, principalmente, como proteger os seus dados de perdas ou roubos, que infelizmente são cada vez mais comuns no mundo digital.

Como posso perder meus dados?

Segundo às últimas pesquisas do setor, o uso de backup vem crescendo ultimamente devido à constante atualização dos programas e da grande quantidade de informações que precisem ser não só armazenadas, mas gerenciadas diariamente por empresas dos mais diversos segmentos.

Existem várias formas de perder os dados de uma empresa hoje, sendo as principais:

  • Problemas técnicos nos computadores ou servidores da empresa;
  • Invasões decorrentes de senhas “fracas” e/ou vazamento de informações;
  • Ações criminosas por parte de funcionários e/ou ex-funcionários;
  • Sinistros como quedas de energia, enchentes, incêndios etc.

Por esses e vários outros riscos, pessoas e empresas têm percebido que adotar uma solução de backup não é mais um diferencial ou “luxo de empresas grandes”, mas sim uma prioridade básica de todo e qualquer negócio com foco em resultados no médio e longo prazo.

Tipos e níveis de Backup

Existem serviços em nuvem e físicos. Estes últimos implicam na utilização e aplicação de discos rígidos, drives USB e servidores de arquivos.

Atualmente os serviços que oferecem sistemas online ou cloud computing são os mais procurados, uma vez que os custos são menores, a segurança é terceirizada e a estabilidade do servidor é muito maior do que os terminais físicos.

Existe ainda as chamadas “nuvens híbridas”, que utilizam uma série de recursos avançados para fazer o backup online de arquivos prioritários e administra o restante de acordo com a velocidade da rede e capacidade de armazenamento.

Ou, falta de alternativa na hora de buscar uma solução de backup definitivamente não pode ser uma desculpa na hora de proteger os dados de sua empresa.

Por que é importante realizar cópias de segurança?

Entender o custo-benefício dos backups é mais simples do que se imagina: primeiramente compara-se o risco dos arquivos com e sem as soluções de backup e, em seguida, se avalia-se e o risco do prejuízo (financeiro e mercadológico) é maior ou menor do que o investimento necessário.

Além disso, com todos os dispositivos móveis que surgem todos os dias, atualizações de softwares e infinidade de funcionalidades para ambientes digitais, ter uma solução de backup é uma maneira de “não precisar mais se preocupar” com capacidade de armazenamento dentro dos servidores da empresa.

Diferentes níveis de Backup

Existem tipos de níveis que dependerão do tipo de serviço a ser armazenado, sua quantidade e o ramo da empresa. Por exemplo, o método simples possui a vantagem de ter dois níveis: o total e o de incremento.

A cópia total dispõe do nível zero ao máximo, e o de incremento pode ser específico para cada situação, sendo 1, 2 ou 3.

A ideia de manter este tipo de nivelamento permite que o procedimento de cópia seja mantido graças a um planejamento histórico.

Dessa forma também é possível aumentar a relação de economia, ao invés de sempre gerar grandes e desnecessários backups.

Qualificação profissional é importante

O destaque no mercado empodera a permanência de profissionais no ramo. Mas a sua qualificação é muito importante. Sem o diferencial do profissional, a empresa pode correr risco de não atingir suas metas.

Uma alternativa simples e econômica para empresas que precisam de soluções de backup (ou TI em geral) mas não querem se preocupar com contratações e treinamentos de funcionários é a terceirização dos serviços.

A Asta Soluções, por exemplo, oferece soluções completas para que a sua empresa possa não se preocupar nunca mais com políticas de acesso, gerenciamento de arquivos, atualização de softwares e computadores lentos.

Para saber mais, você pode solicitar uma consultoria técnica gratuita agora mesmo.

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 14 =