7 Dicas para usar melhor os computadores de sua empresa

Um departamento de TI que não se preocupa com o desempenho de suas ferramentas de trabalho sempre estará à mercê dos riscos iminentes.

Existem padrões e sistemas de procedimentos que toda empresa deve seguir na hora de contratar serviços de TI, como a melhoria na performance de seu equipamento, manutenção, segurança e principalmente, a qualificação técnica dos profissionais.

Buscamos selecionar alguns dos mais comuns problemas que geralmente surgem em relação ao funcionamento das máquinas. E que os usuários muitas vezes negligenciam na hora de operar o equipamento de trabalho.

Cuidados para melhorar o desempenho da máquina

Uma varredura simples de antivírus pode resolver uma imensa dor de cabeça no futuro.

A limpeza diária da lixeira permite que os entulhos de arquivos, caches e resquícios de dados fiquem superlotando as pastas no disco, por exemplo.

Podemos citar, ainda, como outros cuidados básicos:

1. Evite a poluição visual

Não polua o espaço de uso que está disponível na tela com uma enorme quantidade de programas abertos ou muitos arquivos na área de trabalho.

Isso dificulta a agilidade do acesso e a organização. Atalhos são importantes, mas não exagere na disponibilização dos mesmos, pois quando em excesso eles podem prejudicar sua usabilidade.

Outra dica é organizar os arquivos nas pastas referidas. Facilite o trabalho, reordenando os temas de acordo com os serviços.

2. Escolha os programas certos

Quantidade não é qualidade. Evite utilizar vários programas com os mesmos fins e otimize os recursos daqueles que você já usa diariamente.

3. Limpe adequadamente a máquina

Utilize bons antivírus, firewalls e anti-spywares. Tais programas são essenciais no melhoramento e limpeza de possíveis riscos de contaminação. Cuide também da qualidade dos programas instalados pelos funcionários.

4. Mantenha tudo atualizado

Atualizações sempre são importantes e necessárias. Os programas atualizados são garantias de proteção contra ameaças digitais.

5. Limpeza interna de configuração e inicialização

Arquivos temporários lotam e sobrecarregam muito o funcionamento da máquina. Desfragmente-os regularmente. Cuidado com os novos equipamentos com discos SSD. Não é indicado desfragmentar.

A limpeza de hardware também ajuda a evitar os problemas de superaquecimento, porém esta deve ser realizada por um profissional qualificado.

6. Aperfeiçoe a rede

Se a sua rede estiver segmentada por meio de switches e não centralizada, é um bom sinal. Cuide do tráfego de dispositivos em rede para dar resposta à largura de banda.

7. Terceirize

Atualmente existem várias empresas especializadas em prestar serviços regulares (e com ótimo custo-benefício) como instalação e manutenção dos computadores da empresa.

Na Asta Soluções, por exemplo, todos os computadores são padronizados e analisados diariamente para que suas performances sempre as melhores possíveis.

Considerações finais

Uma boa máquina não garante um bom uso. Muitos fatores dependem de como ele é usado.

Descuido de segurança, falta de atualização de programas essenciais, limpeza, e superlotação de arquivos fazem de qualquer máquina, seja ela boa ou não, um risco iminente de problemas.

Está na hora de mudar isso.

Entre em contato com um especialista em soluções de TI da Asta Soluções e solicite um diagnóstico completo dos computadores da sua empresa.

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − nove =