Segurança de Dados em Coworking: Por que se preocupar?

A segurança de dados em coworking é — ou deveria ser — uma preocupação constante. Isso tanto para quem coordena este tipo de empreendimento quanto para os usuários. Afinal, ninguém deseja trabalhar em um ambiente em que as informações da sua empresa estão vulneráveis a invasões ou espionagem.

É sobre isso que vamos refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para entender porque é importante cuidar da segurança da informação da mesma forma com que se cuida da estabilidade da conexão em coworkings!

Segurança de dados em coworking é tão importante quanto o ambiente inspirador

Os chamados coworkings, espaços compartilhados de trabalho em que empreendedores pagam uma mensalidade para transferir as responsabilidades que teriam no próprio escritório e melhorar o networking, ganharam definitivamente o coração dos brasileiros.

Em 2016, uma pesquisa realizada pelo Movebla revelou que foram contabilizados 378 espaços nestes moldes no país, o que representa um crescimento de 52% em relação a 2015.

No entanto, este movimento não tem feito com que os proprietários de coworkings prestem a devida atenção à estrutura de TI necessária para manter os clientes em total segurança. É importante salientar que o Brasil é hoje um dos países campeões em fraudes e dados a dados corporativos — só o México está a nossa frente quando se trata de infecções maliciosas, segundo a Palo Alto Networks.

Mais do que um ambiente bem decorado e preparado para promover a interação de diferentes empreendedores, um bom coworking é aquele que proporciona total segurança da informação. E isso é um desafio num cenário em que 85% das infecções registradas em 2016 em todo o mundo aconteceram em dispositivos móveis, de acordo com um estudo da Nokia.

Cenários de preocupação com segurança de dados em coworking

E as preocupações com segurança da informação em espaços compartilhados vão muito além dos famosos hackers, estes tão sofisticados e atuantes quanto a evolução da indústria de TI e conectividade.

Imagine trabalhar num coworking em que o concorrente, que compartilha o mesmo espaço que você, consegue acessar os documentos da sua rede de dados ou em que  a internet “cai” no meio de uma call importante. Não é um cenário muito distante, especialmente porque a maioria dos empreendedores que atuam em coworkings é de alguma forma ligada à tecnologia.

Os proprietários de coworking deveriam ter a segurança de dados proporcionada a seus clientes entre suas principais preocupações. Qualquer deslize neste sentido pode resultar em sanções judiciais, além de manchar gravemente a reputação do negócio — afinal, como vimos, a concorrência não para de crescer.

Em outras palavras, criar um ambiente de conectividade seguro é também uma forma de se diferenciar dos concorrentes. E isso envolve uma série de iniciativas que vão desde a aquisição de sistemas e equipamentos mais robustos até a criação de políticas rígidas, visando disponibilidade, integridade e confiabilidade.

Investir na segurança de dados em coworking é garantir o futuro do negócio

Por fim, é importante ressaltar que os investimentos na implementação de uma infraestrutura de TI adequada em coworkings não devem ser vistos como gastos. Eles são tão importantes quanto contratar o melhor decorador de ambientes e ter a melhor conexão com a internet.

Todo o investimento em infra acaba se pagando em pouco tempo, pois é coberto pela redução de problemas futuros com segurança e instabilidade da internet. E mais: coworkings que têm uma estrutura tecnológica de primeira qualidade podem se dar ao luxo de cobrar um pouco mais na mensalidade, afinal, os empreendedores não podem correr riscos relacionados à segurança de seus dados.

Na hora de elevar o nível do seu coworking, conte com a Asta Soluções. Oferecemos soluções que vão desde a instalação de toda infraestrutura de TI até instalação e operação do software de gestão de coworking.

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 8 =