5 Dicas de segurança de dados para coworkings

Os coworkings rapidamente se transformaram em uma alternativa para quem trabalha por contra própria ou possui uma pequena empresa.

Por meio da versatilidade e da tecnologia esses espaços se transformaram em um ambiente fértil para a construção de um bom networking e também para melhorar a produtividade, já que no home office as condições nem sempre são favoráveis para se trabalhar com tranquilidade.

Embora os coworkings tenham uma proposta excelente e promovam melhorias no dia a dia desses profissionais, a verdade é que em termos de tecnologia é necessário ter algumas cautelas quando se trabalha em locais de wi-fi aberto, com diversos gadgets conectados à uma mesma rede.

Para promover mais segurança aos clientes desses espaços, confira algumas dicas que separamos!

1. Controle de entradas

Dentro de um coworking é muito comum que os profissionais deixem laptops, tablets e smartphones pelas mesas, sem ficar o tempo todo olhando ou fiscalizando estes equipamentos.

No entanto, imagine o que pode ocorrer com a reputação de um coworking caso entre um estranho e acabe furtando um desses eletrônicos? Além do prejuízo financeiro, o espaço corre um grande risco de perder muitos clientes.

Por isso cuidar da segurança física, especialmente do controle de entradas é essencial. Nesse sentido, contar com um sistema de identificação dos profissionais que atuam no espaço é um investimento mais do que necessário.

Atualmente, este controle pode ser feito por softwares especializados em gestão de coworking.

2. Câmeras de segurança

Além de cuidar do controle de entrada, é importante contar com um sistema de câmeras de segurança que possibilitem a fiscalização contínua, prevenindo assim furtos de equipamentos ou mesmo de documentos, que também costumam ficar pelas mesas desses locais.

A cada dia mais o mercado de coworkings vem aumentando, o que significa mais concorrência. Por isso, vale a pena investir para não entregar nenhum cliente de bandeja para concorrentes concorrente por um deslize com a segurança do espaço.

3. Senhas e autenticação

Outro aspecto importante que não deve passar em branco é o cuidado com a segurança da informação.

O uso de muitos dispositivos em uma única rede de wi-fi pode abrir brechas para o ataque de invasores. Da mesma maneira, a falta de monitoramento e de ferramentas de proteção contra vírus e malwares pode promover um grande estrago nos sistemas internos e nos computadores de clientes.

Cuidar de desenvolver um sistema de senhas seguro, além de ter o devido cuidado com a dupla autenticação são cuidados importantes e que podem garantir a segurança de todos os usuários do espaço.

4. Ferramentas de segurança

Ferramentas de segurança como antivírus, softwares de monitoramento de rede, controle de spam, Bitdefender, entre outros recursos também são imprescindíveis para tornar o coworking um local de trabalho tranquilo e seguro em todas as esferas.

Hoje diversas empresas especializadas em segurança da informação oferecem ferramentas capazes de bloquear ameaças que chegam não apenas pela rede, como também por e-mails.

5. Políticas de segurança

E, por fim, além das ferramentas de segurança e monitoramento é essencial contar com políticas de segurança para todos os usuários do espaço, já que a abertura de e-mails infectados ou mesmo a abertura da rede para usuários estranhos pode colocar em risco inúmeros profissionais.

Segurança da informação ainda é um tema novo e que poucos profissionais sabem quais os reais riscos que correm. Por isso, o coworking deve contribuir para a segurança de todos estabelecendo também um protocolo de boas práticas.

Colocar todas essas dicas em prática pode ser desafiador, mas atualmente existem empresas especializadas em coworkings que, além de toda a insfraestrutura de TI, também instala e configura o software de gestão. Se você está abrindo um novo coworking ou quer dar um upgrade no seu, vale a pena conferir.

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =