A implementação de uma solução de backup para a sua empresa pode exigir uma despesa financeira considerável, em alguns casos até exigindo que você compre hardware de armazenamento personalizado e licenças de software de backup.

Por isso, uma maneira de reduzir seus custos de backup é reduzir a quantidade de armazenamento em disco que seus backups precisam. Você também deve considerar que alguns formatos de armazenamento – como fita – geralmente têm um custo mais baixo por gigabyte do que o armazenamento de disco rígido normal.

Mas além destas formas tradicionais, há outras que ajudam a reduzir consideravelmente os custos com essa tarefa tão importante, o backup.

1. Identifique as áreas que você pode realizar downgrade

Uma maneira de economizar dinheiro em seus backups é identificar áreas nas quais você pode fazer downgrade. Por exemplo, se a sua empresa tem apenas alguns computadores, é possível que apenas mais um computador seja o suficiente para suprir as suas demandas de armazenamento.

Além disso, é possível que você verifique que o software de backup do Windows ou Time Machine do Mac OS X funciona tão bem como o software de backup pago. No entanto é importante ressaltar que esta solução pode ser suficiente apenas para empresas muito pequenas.

2. Verifique os arquivos de Dados Antigos

Os sistemas de armazenamento baseados em disco oferecem acesso rápido aos seus dados, mas são relativamente caros se comparados às fitas. Se você tiver dados antigos que você precisa manter, mas provavelmente não precisará acessá-los com frequência, poderá arquivá-los em fitas.

Mas lembre-se, os dados armazenados em fita normalmente levam mais tempo para serem recuperados. Além disso, trata-se de uma solução que envolve certo risco, já que as fitas aumentam a chance de perdas de dados.

3. Use o backup online

O backup online é uma boa maneira de reduzir os custos pois elimina a necessidade de componentes de hardware. Além disso, aumenta potencialmente a segurança de seus dados, já que elimina o risco de perda de dados por danos físicos do equipamento, por exemplo.

As soluções de backup online são totalmente escaláveis, o que significa que a empresa paga conforme o uso e a real necessidade. Além disso traz mais facilidades ainda, como automatização da rotina e maior controle dos processos.

4. Automatize a rotina de backup

Automatizar a rotina já significa um grande ganho de tempo e recursos para a sua empresa no que se refere a backups. Ao programar tarefas de backup, você pode automatizar todos os backups e torná-los executados sem supervisão.

Além disso, é possível criar cronogramas para cada tipo de arquivo a ser guardado, além de horários estratégicos que não comprometam a atividade de toda a empresa (como programá-los para horários fora do expediente).

5. Treine seus funcionários

A falta de conhecimento das aplicações de backup resulta em uma má configuração e, por consequência, em uma redução da eficiência. E isso pode gerar muitos custos indiretos para a empresa.

Compare os custos de treinamento com o custo da solução de backup. Agora considere um ambiente de backup mal gerenciado onde a única opção para aumentar a capacidade é por hardware adicional.

Uma unidade de fita adicional pode significar bem mais gastos do que o treinamento. Funcionários bem treinados podem resultar em uma configuração melhorada do ambiente, eliminando a necessidade de infraestrutura adicional.

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[Atualização]

Como visto no artigo, a redução de custos implica vários fatores, desde a escolha da maneira que você irá armazenar seus dados (online ou fisicamente), em como você irá realizar esta operação e até mesmo no conhecimento de seus funcionários.

Portanto, busque sempre a melhor solução que gere maior custo-benefício para a sua empresa.

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