Existem diferentes modelos de prestação de serviços de TI. Contudo, o que a maioria das empresas conhece é aquele baseado em suporte, ou seja, sempre que existe uma falha ou problema no sistema, um profissional de TI é acionado para resolver a questão. Esse modelo, também chamado de break-fix, sem dúvida é o mais conhecido das empresas. Porém, considerando o atual cenário, cada vez menos ele atende às necessidades, especialmente quando falamos dos pequenos negócios. 

Atualmente, a maioria das empresas depende da tecnologia para operar. Basicamente, nenhum negócio consegue ter competitividade e espaço no mercado se não for ágil. No entanto, quando se trata dos pequenos e médios negócios a grande maioria não possui recursos para contar com uma equipe interna de TI, o que na prática significa que falhas ou mesmo a manutenção do sistema costumam acarretar em paralisações e perda de produtividade. 

A boa notícia é que o modelo de prestação de serviços de TI break-fix não é único. Hoje, cada vez mais empresas estão aderindo ao modelo de  MSP (managed system provider). Para saber mais como ele funciona e como ele representa vantagens para os pequenos e médios negócios preparamos um post completo.  

Modelos de prestação de serviços de TI: qual é o problema com eles?

Como explicamos, hoje a maioria das empresas precisa da tecnologia para realizar suas atividades. Por isso, mais do que um suporte ativo, é preciso contar com um suporte preventivo e integral que garanta a manutenção das operações. 

A disponibilidade de serviços de TI no atual cenário do mercado é algo valioso para as empresas. Afinal, um problema no sistema pode gerar perda de produtividade e prejuízos significativos. Não por outra razão, mais negócios buscam alternativas ao modelo break-fix. 

O modelo MSP visa o monitoramento constante do sistema, prevenindo assim falhas e problemas que podem acarretar em danos a um negócio. 

Break-fix X MSP

No modelo break-fix a TI assume uma postura reativa diante da empresa contratante. Na prática isso significa “tem um problema, chama o suporte”. Os profissionais de TI, portanto, só agem quando o cliente abre um chamado e seu papel é resolver a questão, o que muitas vezes equivale a “apagar um incêndio” devido à complexidade ou dimensão do problema. 

O modelo break-fix, como explicamos, deixou de atender as empresas há um tempo. Hoje, como a tecnologia se desenvolve com rapidez, a infraestrutura de TI da maioria dos negócios se tornou mais complexa. Isso significa que problemas no sistema, muitas vezes, são mais difíceis de se resolver. Além disso, tanto o profissional de TI quanto os colaboradores da empresa acabam se sobrecarregando. Como diante de uma falha e da paralisação as tarefas se acumulam, todos acabam trabalhando sob pressão: o profissional de TI porque precisa resolver rápido e os colaboradores da empresa porque precisam correr atrás do prejuízo. 

No modelo MSP a abordagem é outra. Nesse modelo, as empresas de TI atuam remotamente com softwares específicos que permitem o monitoramento constante. Graças a essa atividade, é possível prevenir problemas e falhas, evitando que eles ocorram, além de minimizar o risco de eventos inesperados. 

MSP é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como provedor de serviços gerenciados. Nesse modelo, a empresa contratante conta com total disponibilidade dos serviços de TI, onde os profissionais responsáveis agem de forma proativa, tomando atitudes e decisões conforme sinais de alerta vão surgindo durante o monitoramento. 

Modelo de prestação de serviços de TI: qual atende melhor a minha empresa?

Como explicamos, devido aos avanços tecnológicos e surgimento de novas tecnologias, o ambiente de TI se tornou mais complexo para a grande maioria das empresas. Por isso, o modelo break-fix deixou de ser interessante. 

Os serviços gerenciados (MSP), além de prevenir falhas, também permitem que as empresas melhorem a sua performance, garantindo a organização de toda a infraestrutura e pleno funcionamento das atividades. 

Ao contrário do que muita gente pensa, os serviços gerenciados são acessíveis também para pequenas e médias empresas. Até porque para esse perfil de negócio ele costuma ser mais interessante. Hoje a maioria dos pequenos negócios não possui recursos para contratar um time de TI. Assim, com serviços gerenciados prestados por uma empresa capacitada, esses negócios têm exatamente o que precisam, sem o ônus de uma contratação. Em outras palavras, o MSP atende perfeitamente às demandas de disponibilidade, segurança e continuidade. 

Como o modelo MSP funciona?

Para prestar serviços no modelo MSP as empresas de TI contam com softwares RMM (Remote Monitoring and Management) que são softwares específicos que auxiliam no monitoramento integral, que por sua vez, é realizado de forma remota. 

O MSP, no entanto, não se resume à adoção dessa ferramenta. Também faz parte do serviço tomar decisões e atitudes estratégicas visando o monitoramento eficaz e a prevenção de falhas.

No modelo MSP, como a equipe de TI não fica focada no suporte, os profissionais podem sugerir modificações no sistema ou alterações de recursos visando a melhoria da performance da empresa. Nesse sentido, a TI assume um papel muito mais estratégico do que de suporte. 

Outra vantagem diz respeito à flexibilidade. Como as empresas possuem um ambiente de TI diferente e, como consequência, necessidades diferentes com relação ao monitoramento, os contratos são mais flexíveis e customizados de acordo com a demanda. 

Por fim, é preciso destacar que, não é porque o monitoramento é realizado de forma remota que a empresa contratante não tem à disposição um técnico de TI. Sempre que existe a demanda por serviços que precisam ser prestados no local, um profissional será deslocado. Mas isso é uma questão pontual e dificilmente emergencial. 

Quais os benefícios do modelo MSP

Os modelos de prestação de serviços de TI, como vimos até aqui, são bastante diferentes. Por isso, os benefícios que eles proporcionam para as empresas diferem bastante. O MSP possui uma série de vantagens, principalmente para os pequenos negócios. Ter o monitoramento constante do ambiente de TI garante para essas empresas a segurança dos dados e agilidade necessária nas operações.

Além disso, os custos costumam ser bem menores. Como já diria o velho ditado “é melhor prevenir do que remediar” e com o ambiente de TI de uma empresa isso não muda. Falhas, invasões e perda de dados podem gerar prejuízos altíssimos, isso sem mencionar danos a imagem da empresa. 

Os colaboradores também trabalham com maior tranquilidade e mais produtividade já que o “sistema não cai” atrapalhando toda a rotina. 

No modelo de MSP, as empresas têm acesso a contratos flexíveis que podem se ajustar ao orçamento e às necessidades. Por isso, ele compensa mais do que o modelo break-fix, que além de não prevenir problemas, pode custar caro. 

Você já conhecia os modelos de prestação de serviços de TI? Tem dúvidas sobre o modelo MSP? Entre em contato com a equipe da Asta Soluções e saiba mais!